Calendário de Eventos

Publicada: 29/07/2019 10:57

 

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Lei Municipal n911, de 31 de Agosto de 2017.

 

 

Janeiro

Festa do Bom Jesus dos Navegantes– Siribinha / 12 de Janeiro

Festa tradicional de cunho religioso que ocorre há décadas na primeira quinzena do Janeiro, proporcionando ao povoado e visitantes um momento importante de lazer. Ocorre inicialmente antes do circuito de novenas, a Lavagem das Escadarias da igreja do Bom Jesus dos Navegantes. 

Festa Religiosa: 05hs- Alvorada- 10hs-Missa Solene-17hs-Procissão

Shows de Bandas às 22hs

Público Estimado: 1.600 pessoas no decorrer do evento.

Festa do Bonfim – Conde-Sede / Segunda quinta-feira de janeiro

A Lavagem do Bonfim é uma tradição que acontece há mais de 30 anos no município na primeira quinzena do janeiro e tem a participação de baianas, integrantes de terreiro de candomblés/umbanda locais, grupos culturais, dentre outros segmentos da sociedade condense. 

O cortejo percorre as principais ruas da cidade, culminando na Praça Dr. Severino Vieira, onde ocorre um Culto Ecumênico e Bênção com água de Cheiro. 

Após os ritos de lavagem há apresentação de Show Musical com o tradicional banho de água através de um carro pipa. 

Esse movimento é acompanhado pelos condenses e turistas. Público Estimado: 1.000 pessoas no decorrer do evento. 

Projeto Verão

Praça Arsênio Mendes – Sítio do Conde

Ocorre durante as Sextas e Sábados, 20hs até às 00:00hs - Show Musical MPB e outros ritmos.

O Projeto Verão Melhor tem como objetivo trazer cultura e diversão aos munícipes, turistas e veranistas, levando a curtir o melhor verão da Capital da Linha Verde. Proporcionando aos artistas da região, oportunidades de mostrar a diversidade musical da nossa cultura.

Público Estimado: 6000 pessoas no decorrer dos finais de semana evento.

FESTIVAL DO COCO / Quinzena que antecede o Carnaval 

Conde pro ser a terra onde se predomina a cultura do coco, fez em 2017 a primeira edição de um grande Festival que agregou palestras técnicas, simpósios, festival gastronômico, apresentações culturais e uma grande estrutura para a realização da maior festa popular do Litoral Norte da Bahia com público estimado de 50 mil pessoas. Através de Decreto Municipal N° 009, DE 22 DE JANEIRO DE 2018 que instituiu o dia municipal do coco dará respaldo legislativo para que este evento cresça cada vez mais trazendo perspectivas de desenvolvimento sociocultural e econômico para Conde assim como favorecendo as operações turísticas de nossa região. 

Público Estimado: 50.000 pessoas no decorrer do evento.

 

FEVEREIRO

FESTA DE IEMANJÁ 02 DE FEVEREIRO

Grupos folclóricos de Candomblé e Umbanda fazem oferendas e entoam cânticos do sincretismo religioso ao som de tambores e atabaques dos terreiros de candomblé. São feitas também oferendas com perfumes e adereços para a Rainha do mar em bascos ornamentados.

Público Estima  800 pessoas no decorrer do evento

Carnaval

Circuitos: Palco Principal na Praça Dr. Severino Vieira - Centro

         Trajeto de Blocos pelas ruas do Centro do Circuito Oficial

   Trajeto de Blocos pelas ruas do Sítio do Conde

         Palco na Praça Arsenio Mendes Sitio do Conde

   Trajeto de Blocos pelas ruas de Siribinha

O Carnaval é a festa popular mais tradicional do Município. O povo condense e os visitantes são, sem dúvida, os grandes responsáveis pelo sucesso e pelo prestígio que o Carnaval conquistou ao longo de todos esses anos. Nos dias atuais tem incentivado diversas manifestações populares, destacando-se os grupos carnavalescos, e blocos tradicionais.

Público Estimado: 60.000 pessoas no decorrer do período.

 

MARÇO / ABRIL

Semana Santa

Evento de cunho religioso, com tradicionais apresentações culturais que ocorrem a mais de uma década. As apresentações acontecem sempre nas praças e largos da Cidade.

Público Estimado: 500 pessoas no decorrer do evento.

 

MAIO

Festa de Santa Cruz – Ilha da Ostra / Primeira Quinzena de maio

Evento de cunho religioso com realização de novenas durante a primeira quinzena do mês de Maio. Há também, após no final de semana posterior aos dias das novenas e da missa solene uma festa popular com show de bandas regionais. Esta manifestação sociocultural já é uma tradição popular que proporciona a comunidade e os visitantes um momento de cultura e lazer. 

Público Estimado: 2000 pessoas no decorrer do evento.                                              

Festa de Santa Cruz – Cruz da Mata / Primeira Quinzena  de maio

Evento de cunho religioso com realização de novenas durante a primeira quinzena do mês de Maio. Há também, após no final de semana posterior aos dias das novenas e da missa solene uma festa popular com show de bandas regionais. Esta manifestação sociocultural já é uma tradição popular que proporciona a comunidade e os visitantes um momento de cultura e lazer. 

Público Estimado: 800 pessoas no decorrer do evento.

Festa de Nossa Senhora de Fátima – Poças / Primeira Quinzena  de maio

Evento de cunho religioso com realização de novenas durante a primeira quinzena do mês de Maio. Há também, após no final de semana posterior aos dias das novenas e da missa solene/batizados uma festa popular com show de bandas regionais. Esta manifestação cultural ocorre há mais de uma década, proporcionando a comunidade e os visitantes um momento de cultura e lazer. 

Público Estimado: 2000 pessoas no decorrer do evento.

 

JUNHO

Festas de Santo Antônio –  Barra do Itariri & Morro (Condomínio Aracy M. Lins) / 12, 13 de Junho

Evento de cunho religioso com realização de novenas durante a primeira quinzena do mês de Maio. Há também, após no final de semana posterior aos dias das novenas e da missa solene uma festa popular com show de bandas regionais. 

Esta manifestação cultural também já é uma tradição para os visitantes e para a comunidade local. 

Público Estimado: 3000 pessoas no decorrer do evento.

Festejos Juninos nas Comunidades

Forró da Sapucaia Vila do Conde, Casamento dos Tabaréus/

Forró do Mototaxi Passarela do Conde-Vila/

Forró da Rua do Cajueiro Sitio do Conde/

Família Buscapé Sítio/ Rua Antonio Vieira (Rua de Sr. Juvino)

Forró do Padre no Centro / 

Festa de São Pedro da Travessa Sizinio Mendes (Pentelho Falhado)  Dentre outras localidades que surgem.

Os Festejos Juninos nas Comunidades são iniciativas próprias das Comunidades que vem acontecendo há mais de 20 anos com a participação popular. Durante o evento tem barracas com bebidas e comidas típicas juninas com o apoio da Prefeitura.

Público Estimado: 6000 pessoas no decorrer dos eventos listados.

Festejos Juninos – Conde – Sede

Projeto novo, que será lançado neste pleito e tem por objetivo de proporcionar um São João na Sede do Município. Havendo apresentações culturais e Shows Musicais que permitam colocar Conde no roteiro dos municípios que fazem festas juninas que agregam desenvolvimento das operações de turismo. Projetando o município como uma cidade apropriada para o fluxo de pessoas que buscam além dos festejos juninos desfrutar de nossas paisagens naturais e infraestrutura para o turismo.

Público Estimado: 5000 pessoas no decorrer do evento.

 

JULHO

Festa 02 de Julho                                  

 Festa tradicional que se inicia com a Alvorada, seguindo de uma divertida competição de Corrida de Barco e Campeonato de Futsal, finalizando com Shows Musicais no Espaço da Capoeira. Esse evento cultural e esportivo comemorando a

Independência da Bahia, acontece desde quando surgiu a comunidade de

Siribinha.

Público Estimado: 1600 pessoas no decorrer do evento.

Concurso dos Mascarados- Sítio do Conde 

Durante o mês de julho, aos domingos, os moradores e visitantes do Sítio do Conde se reúnem nas portas de suas casas para assistirem ao desfile dos mascarados – homens, mulheres, crianças e jovens criam seus trajes e máscaras feitas de matéria prima e materiais reciclados para confeccionar suas caretas feias e bonitas, que aos domingos percorrem todas as ruas. E, no último domingo do mês, há o concurso organizado pela Prefeitura Municipal de Conde através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Logo após o concurso e premiação das há show de bandas.

Público Estimado: 1000 pessoas no decorrer do evento.

 

AGOSTO

10 de Agosto-Aniversário de Emancipação do Conde – Sede

Esse evento é o mais longo e importante que ocorre no Município, com Comemorações Cívicas, Alvorada Festiva, Hasteamento e Arreamento da bandeira, Missa solene – Igreja Senhor do Bonfim, Semana da Cultura e Arte com apresentações culturais e Shows de Bandas na Praça Altamirando Requião.

Público Estimado: 20000 pessoas no decorrer dos dias do evento.

 

SETEMBRO

Santuário-Nossa Senhora do Monte-Vila do Conde / 8 de Setembro

Festa de Cunho Religioso e de grande importância pois é em homenagem à Padroeira do Município. Há os dias de novenas e culmina no dia 8 de Setembro dia de Nossa Senhora do Monte em uma grande procissão e Missa Solene batizados. O evento conta também com Lavagem das Escadarias. No dia da Padroeira ocorre às 5h Alvorada, 10h Missa Solene e as 16h Procissão. Há tradicionalmente após os ritos litúrgicos Shows de Bandas.

Público Estimado: 2000 pessoas no decorrer do evento.

Dia Municipal do Evangélico 

Através da Lei n. 786 de 12 de Setembro de 2008 ficou instaurado o Dia Municipal do Evangélico no segundo domingo do mês de setembro em que o Poder Público Municipal apoiará a divulgação e comemoração deste evento. As ações referentes a esta data será uma inovação da atual gestão.

Público Estimado: 1000 pessoas no decorrer do evento.

Festa de São Miguel- Cangurito  / 29 de Setembro

Evento de cunho religioso com realização de novenas durante a última semana do mês de setembro. Há também, após no final de semana posterior aos dias das novenas e da missa solene uma festa popular com show de bandas regionais. Esta manifestação sociocultural já é uma tradição popular que proporciona a comunidade e os visitantes um momento de cultura e lazer. 

Público Estimado: 1200 pessoas no decorrer do evento. 

 

OUTUBRO

Festa de São Francisco de Assis – Sítio do Conde / 04 de Outubro        

Festa Religiosa tendo início com a Alvorada Festiva seguindo de Missa Solene e Procissão finalizando com shows Musicais. Esse evento cultural e religioso acontece à mais de uma década, proporcionando a comunidade e visitantes um momento de acesso à cultura e lazer.

Público Estimado: 2000 pessoas no decorrer do evento.

Festa de São Francisco de Assis dos Assentamentos Nova Esperança – Timbó – Novo Paraiso – 04 de Outubro

Público Estimado: 1600 pessoas no decorrer do evento.

NOVEMBRO

 

 

DEZEMBRO

Festa de Nossa Senhora da Conceição–Altamira / 08 de dezembro

Evento de cunho religioso com posterior festa popular com apresentação de bandas e grupos folclóricos e artísticos locais, havendo pela madrugada uma Alvorada Festiva seguindo da Missa Solene e procissão e finalizando com shows de bandas. 

Público Estimado: 2500 pessoas no decorrer do evento.

Festa de Santa Luzia- Cobó / 13 de dezembro

Evento de cunho religioso com posterior festa profana, havendo à noite shows de bandas locais e regionais. Esta manifestação cultural ocorre há mais de uma década, proporcionando a comunidade e os visitantes um momento de cultura e lazer. Há ocorrência de Alvorada, seguindo da Procissão e Missa Solene, finalizando com Shows Musicais.

Público Estimado: 1600 pessoas no decorrer do evento.

Réveillon das Praias: Sítio de Conde – Barra do Itariri – Siribinha / 31 de dezembro

Este evento traz turistas de toda parte do Brasil que visitam esta região neste período. A estrutura é montada com iluminação cênica, palco, show de bandas e um espetáculo pirotécnico, tenda de música eletrônica. As barracas são decoradas e as oferendas a Iemanjá se dão a todo o momento, principalmente nos primeiros minutos do ano vindouro.

Público Estimado: 30000 pessoas no decorrer do evento.