1° Edição

Publicada: 03/08/2019 15:20

 

A Prefeitura Municipal de Conde realizou a primeira edição do Festival do Coco com o objetivo de difundir tecnologias, inovações, capacitação e qualificação técnica fortalecendo o agronegócio do coco, o evento destaca o município como o maior produtor de coco da Bahia, do Nordeste e do Brasil, assumindo posição importante como atividade geradora de emprego e renda.

Localizado no Litoral Norte Agreste Baiano, a 180 km de Salvador (pela Linha Verde) e 208 km pela BA 235| BR 101, as principais atividades econômicas do município são o cultivo do coco, mandioca, banana e laranja através da agricultura familiar, a pesca e a pecuária extensiva, além do turismo que surgiu como mais uma vertente na economia plural diversificada local.   

Conde sedia quatro indústrias de beneficiamento de coco que são Frysk, Saturno, Biogrou e Finococo, entre elas se destaca a Frysk que tem como objetivo beneficiar 100% do coco verde e seco.  A cidade também possui uma das principais empresas de produção de Mudas de Coco, a Tecnococo, além do primeiro Sindicato Nacional do país, o Sindicoco que representa a categoria econômica dos produtores de coco, sementes e mudas e seus subprodutos não industrializados. 

“O município de Conde, no Litoral Norte baiano, também insere-se na região denominada Costa dos Coqueiros pela Bahia tursa. E o cultivo do coco, além de ser uma das principais atividades econômicas do município é também a maior riqueza de nossa terra, pois Conde é hoje um dos maiores produtores de coco do Brasil. A ideia é que durante uma semana possamos revitalizar o agronegócio do coco com palestras, cursos, seminários para prepararmos cada vez mais todos os agentes envolvidos nessa cadeia, explica Dudu Vieira, Prefeito do Município.