NOTA PÚBLICA

Publicada: 20/05/2020 05:43

NOTA PÚBLICA
A Prefeitura Municipal de Conde, por meio da Secretaria de Saúde e do Comitê Gestor de Acompanhamento de Ações de Prevenção e Controle do COVID-19, prezando pela transparência dos fatos, vem comunicar a toda a população condense que foi atendido, no dia de hoje (19 de Maio de 2020), um paciente na UBS de Altamira com suspeita de COVID-19.
Ele foi transferido para a Unidade Hospitalar Dr. Givaldo Fontes Costa, foram realizados todos os procedimentos emergenciais, mas o paciente sofreu parada cardíaca, foi intubado e evoluiu para óbito. Foi realizada coleta de exame (SWAB) e enviado para o LACEN/BA para análise da suspeita de COVID-19. Vale ressaltar que o enterro será realizado conforme protocolo do Ministério da Saúde e os familiares já foram orientados pela equipe da Vigilância em Saúde.
O paciente é do sexo masculino, 26 anos. Retornou de São Paulo no mês de Dezembro de 2019, conforme informação dos familiares.
Segundo o protocolo recomendado pela OMS, todas as medidas protetivas têm que ser tomadas com o máximo de urgência. Então, diante disso, a UBS de Altamira ficará fechada a partir de hoje à tarde e passará novamente por processo de desinfecção. Também foram isolados todos os membros da equipe que atuam na unidade e tiveram contato direto com o paciente, até que saia o resultado do exame de RT-PCR.
A Prefeitura presta suas condolências à família e se solidariza neste momento de dor e perda. Reforçamos a orientação de nos mantermos vigilantes, nos mantermos em distanciamento social e seguindo cuidados preventivos já amplamente divulgados - lavar a mão com água e sabão, usar álcool a 70%, cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar, evitar locais de aglomerações, não compartilhar objetos pessoais e manter os ambientes bem ventilados.